quarta-feira, agosto 29, 2007

POLÍTICA E ECONOMIA MUNDIAL PARA IDIOTAS

FEUDALISMO: Tens duas vacas. O teu senhor fica com algum do leite.

SOCIALISMO PURO: Tens duas vacas. O governo tira-tas e coloca-as num celeiro junto com as vacas de toda a gente. Tu tens que tratar das vacas todas. Em contrapartida o governo dá-te a quantidade de leite que necessitares.

SOCIALISMO BUROCRÁTICO: Tens duas vacas. O governo tira-tas e coloca-as num celeiro junto com as vacas de toda a gente. Estas são tratadas por ex-criadores de galinhas. Tu tens que tratar das galinhas que o governo retirou aos criadores de galinhas. Por sua vez o governo dá-te a quantidade de leite e de ovos que as regulamentações dizem que deves necessitar.

FASCISMO: Tens duas vacas. O governo tira-te ambas, contrata-te para tratares delas, e vende-te o leite.

COMUNISMO PURO: Tens duas vacas. Os teus vizinhos ajudam-te a tratar de ambas, e partilham todos o leite.

COMUNISMO RUSSO: Tens duas vacas. Tens que tratar delas, mas o governo tira-te o leite todo.

DITADURA: Tens duas vacas. O governo tira-tas e dá-te um tiro.

DEMOCRACIA DE SINGAPURA: Tens duas vacas. O governo multa-te por não teres licença para ter animais da quinta num apartamento.

MILITARISMO: Tens duas vacas. O governo tira-tas e enlista-te nas forças armadas.

DEMOCRACIA PURA: Tens duas vacas. Os teus vizinhos decidem quem fica com o leite.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: Tens duas vacas. Os teus vizinhos escolhem alguém para te dizer quem fica com o leite.

DEMOCRACIA AMERICANA: O governo promete dar-te duas vacas se tu votares para ele. Depois da eleição, o presidente é acusado de especular sobre o futuro das vacas. A imprensa alcunha o caso de "Cowgate".

DEMOCRACIA BRITÂNICA: Tens duas vacas. Dás-lhes a comer miolos de ovelha e elas enlouquecem. O governo não faz nada.

BUROCRACIA: Tens duas vacas. Primeiro o governo regulamenta o que lhes podes dar de comer e quando as podes ordenhar. Depois paga-te para não as ordenhares. De seguida pega nas duas, mata uma, ordenha a outra e derrama o leite pela sarjeta abaixo. Por fim requere-te que preenchas formulários dando conta das vacas desaparecidas.

ANARQUIA: Tens duas vacas. Ou vendes o leite a um preço justo ou os teus vizinhos tentam matar-te e ficar com as vacas.

CAPITALISMO: Tens duas vacas. Vendes uma e compras um touro.

CAPITALISMO DE HONG KONG: Tens duas vacas. Vendes três delas à tua empresa publicamente listada, usando cartas de crédito abertas pelo teu cunhado no banco, depois executas uma troca de debt/equity com oferta geral associada para que recebas todas as quatro vacas de volta, com uma dedução de impostos referentes a ficar com cinco vacas. Os direitos de leite de seis vacas são transferidos através de um intermediário do Panamá para uma companhia das Ilhas Caimão dirigida secretamente pelo accionista maioritário, que vende os direitos do leite de todas as sete vacas de volta à companhia listada. O relatório anual diz que a companhia possui oito vacas, com opção para mais uma. Entretanto, matas as duas vacas porque o fung shui é mau.

AMBIENTALISMO: Tens duas vacas. O governo proíbe-te de as ordenhar ou de as matar.

FEMINISMO: Tens duas vacas. Elas casam-se e adoptam um vitelo.

TOTALITARISMO: Tens duas vacas. O governo tira-tas e nega que alguma vez tenham existido. O leite é banido.

EXACTIDÃO POLÍTICA: Estás vinculado a (o conceito de "posse" é um símbolo do violento e intolerante passado medieval) dois bovinos de idades distintas (mas não menos valiosos perante a sociedade) de género não especificado.

CONTRA CULTURA: Epá, "man", é do tipo... existem assim duas vacas, tás a ver?! Um gajo tem que ficar com algum desse leite, né?

SURREALISMO: Tens duas girafas. O governo exige-te que aprendas a tocar harmónica.

Sem comentários: